segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Serviço do Procon bloqueia ligações de telemarketing no RS; saiba como Consumidores reclamam de contratação de serviço sem autorização.

12/08/2013 
Do G1 RS


O Procon do Rio Grande do Sul ofecere um serviço para bloquear ligações indesejadas de serviços de telemarketing. O bloqueio de telemarketing pode ser feito totalmente pela internet (veja como abaixo). O consumidor pode cadastrar até três números de telefone, celular ou fixo, que sejam da sua titularidade. O bloqueio começa a funcionar em cerca de 30 dias após o cadastro.
O diretor do Procon-RS, Cristiano Aquino, explica que, ao final de cada mês, é editada uma lista dos telefones que não desejam receber ligações de telemarketing e esta relação é encaminhada às empresas. “Toda e qualquer ligação de telemarketing recebida a partir do 30º dia após o bloqueio pode gerar uma multa de R$10 mil por dia para a empresa”, destaca do diretor.

Com esta medida radical, o estudante de direito Domingos Luz conseguiu ter sossego em casa. Ele chegava a receber quatro ligações por dia, normalmente à noite, e até em feriados e fim de semana. Em uma das ocasiões, Domingos aguardava uma ligação importante da sua família. Nesta espera, o telefone tocou. Ele conta que saiu correndo, atendeu e era uma promoção. Ele tentou se desvencilhar da consultora, mas foi quase impossível. No dia seguinte acionou o bloqueio.

Por enquanto, o sistema não consegue bloquear torpedos, por isso, permanece o alerta. “É preciso tomar muito cuidado na hora de responder torpedo. O melhor é não responder, apenas excluir. Dependendo da tecla que você apertar, você pode estar contratando algum serviço, autorizando alguma cobrança na conta”, orienta o coordenador Roberval Barros.

Clientes podem pedir reparação ou troca de leite, diz Procon no RS
Procon multa empresa responsável por estacionamento rotativo em Rio Grande, RS
MP-RS ajuíza ações contra postos de combustíveis que reajustaram preços
O aposentado Carlos Alberto Oliveira recebe muitas ligações desse tipo por dia, principalmente de operadoras de telefonia e cartões de crédito. “Procuro sempre atender com educação. Mas às vezes a gente está descansando e tem que levantar pra atender uma ligação”, reclama Carlos.
Há alguns anos, um desses telefonemas gerou problemas para o aposentado. Ele tinha um celular pré-pago, e a empresa ligou oferecendo um plano diferente. Mesmo sob forte insistência, ele garante que recusou, mas lembra que a atendente pediu a confirmação de alguns dados. No mês seguinte, ele começou a receber a nova fatura, e só conseguiu cancelar por intermédio do Procon.
A orientação básica para evitar a contratação de serviços e produtos que o consumidor não deseja é nunca fornecer dados pessoais por telefone e tomar cuidado caso o atendente pedir apenas para confirmar o CPF. Outro alerta é sempre duvidar das promoções e dos brindes. O coordenador de relações institucionais do Procon de Porto Alegre, Roberval Barros, aconselha as pessoas a, com educação, dizer de forma bem clara “não tenho interesse” e nunca deixar em aberto qualquer possibilidade.


Como fazer o bloqueio de telemarketing no RS:
- O consumidor precisa acessar o site.
- É preciso preencher um cadastro. O consumidor receberá por e-mail uma senha de acesso ao sistema.
- Com a senha, é possível cadastrar até três linhas de telefone (fixo ou celular) da própria titularidade.
- Após 30 dias, os telefones ficaram impedidos de receber telemarketing.

O consumidor pode autorizar determinadas empresas a fazer ligação de telemarketing. Para isso, ele deverá preencher um termo de autorização.  Mesmo com o bloqueio, a linha poderá ainda receber chamadas de entidades filantrópicas que solicitam doações e das empresas que o consumidor autorizar.

fonte:http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/08/servico-do-procon-bloqueia-ligacoes-de-telemarketing-no-rs-saiba-como.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário