quinta-feira, 5 de junho de 2014

Prêmio por excelência de atendimento para 53ª DP (Mesquita. RJ)

Delegada Juliana Emerique de Amorim Coutinho receberá prêmio na Guatemala
3/6/2014 


A delegada Juliana Emerique de Amorim Coutinho, atual titular da 53ª DP (Mesquita), embarca quinta-feira, 6 de junho, para Antigua, Guatemala, para a solenidade de recebimento do prêmio conferido à 52ª DP (Nova Iguaçu), pelo título de Melhor Delegacia do Brasil de Atendimento ao Público no ano de 2013. Na ocasião também se realizará a Conferência sobre Reforma Policial: progressos e desafios, para compartilhamento de experiências e boas práticas.
Entre os principais quesitos que fizeram com que a delegacia ganhasse este reconhecimento – que tem como foco principal a política de aproximação com a comunidade – figuram as condições estruturais e físicas da delegacia, que passou por reforma; realização de palestras e visitas na delegacia; instalação de uma biblioteca infantil para as crianças passarem o tempo enquanto os pais fazem o registro de ocorrência; transparência, com divulgação de estatísticas de roubos; prisões alcançadas com foco nos interesses da comunidade; e melhora da atmosfera no ambiente de trabalho.
O título foi concedido durante a Semana de Visitas a Delegacias do Brasil e do Mundo, ocorrida entre os dias 3 e 9 de novembro de 2013.  Durante essa semana, cidadãos de todo o mundo visitaram delegacias de polícia para avaliar a qualidade dos serviços disponíveis. Para tanto, foi utilizado o Kit de Visitas a Delegacias de Polícia – uma ferramenta criada pela Altus para viabilizar um sistema de pontuação das delegacias – traduzido para o idioma de cada um dos países envolvidos.
O projeto, desenvolvido pela delegada Juliana Emerique de Amorim Coutinho junto à ONGs consiste em visitas guiadas a delegacias com a proposta de diminuir a distância da sociedade com a polícia, tirar dúvidas, conhecer o trabalho policial e o mais importante: mostrar a Polícia Civil como uma carreira a ser seguida por jovens cuja expectativa laborativa é restrita e muito próxima aos ilícitos penais, a exemplo do tráfico de drogas.
“Embora esteja na titularidade da 53ª DP (Mesquita), continuo desenvolvendo, além do mister constitucional de polícia judiciária, este projeto de aproximação com a comunidade para afastar o abismo e falta de credibilidade no trabalho policial. Além disso, o incentivo aos jovens para continuarem os estudos e escolherem a polícia como profissão é um meio de mostrar o caminho do trabalho digno, lícito e em defesa de quem precisar”,  afirma a delegada.
O atual titular da 52ª DP, o delegado Julio Filho também acredita que o bom atendimento ao público é de tamanha importância ao desenvolvimento da atividade policial.
Cabe ressaltar a importância da manutenção do Prêmio no Estado do Rio de Janeiro, já que ano passado a vencedora foi a 28ª DP (Campinho), mostrando que as unidades de polícia da Capital, Baixada Fluminense ou Interior estão unidas pela implementação de boas práticas no atendimento ao público.

fonte: PC.RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário