quarta-feira, 24 de julho de 2013

PC.RJ.Esquadrão Antibombas participa de intercâmbio na Espanha

17/7/2013 - Samara Melo


Três policiais do Esquadrão Antibombas da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro participaram de um intercâmbio com outros países, promovido pela Guarda Civil Espanhola. Os inspetores de Polícia Cassiano Martins, Alexandre Pimentel e Helison Britto trocaram experiências com os espanhóis, e com os outros alunos, dois de São Paulo, 10 do Equador e dois do Chile.
De acordo com o coordenador do Esquadrão, inspetor Cassiano Martins, a Espanha tem grande experiência em desarmar artefatos explosivos, devido a ataques de grupos terroristas. O curso teve aulas teóricas e práticas, desde mostrar a realidade espanhola aos agentes até técnicas de investigação em cima da ameaça de bomba, para verificar a veracidade da informação.
Os policiais praticaram o desarmamento de armadilhas com acionamento remoto (realizados por sensores, radiofrequência), treinaram junto com os cães que, segundo o coordenador do esquadrão, têm grande importância durante a localização de um artefato explosivo e visitaram uma sala com os explosivos que o grupo terrorista já usou em ataques. O mais importante do curso foi conhecer a realidade da Espanha e se preparar para os grandes eventos que o Rio de Janeiro irá receber, como a Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas.
O curso teve duração de um mês, de 13 de maio a 14 de junho.

fonte:http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=17273

Nenhum comentário:

Postar um comentário