sexta-feira, 10 de maio de 2013

Porto Alegre adere a campanha contra pedofilia na Copa

Ação é parte de movimento nacional contra o crime
Porto Alegre entrou oficialmente na campanha “Todos Contra a Pedofilia na Copa 2014” nessa quarta-feira. O lançamento ocorreu durante evento na Fundação Pão dos Pobres, que contou com a participação do promotor da Infância e Adolescência de Minas Gerais, Casé Fortes, que dirige o Movimento Nacional Todos Contra a Pedofilia.
Na Capital, o projeto é organizado pelo Instituto Visão Social e Fundação Pão dos Pobres. Com a experiência de quase 20 anos como promotor de Justiça e de ter atuado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Pedofilia, que ocorreu no Congresso entre 2008 e 2010, Fortes expôs a triste realidade envolvendo esse crime no país.
O promotor lembrou que os casos ocorrem em todas as regiões, sendo que em alguns casos mais fortemente por uma questão cultural. “Fizemos audiências em diversas regiões do país e os relatos são entristecedores. A pedofilia é um crime que acontece em todos os lugares e há muitos anos. Mas o fato de hoje a sociedade falar sobre o crime já representa um grande avanço”, afirmou.
Para ele, abordar o assunto é uma maneira de coibir os pedófilos. “A criança que é a vítima não fala por uma série de fatores, como não compreender o que está ocorrendo, ter vergonha e falta de coragem. O que importa é que os adultos devem estar atentos para identificar sinais de possíveis abusos”, destacou.
Apesar do alerta, o promotor reconhece que a maior barreira para enfrentar a pedofilia é o silêncio familiar. Segundo ele, a maioria dos crimes ocorre dentro do lar e normalmente “abafado”. “Por isso é tão importante a informação. Quanto mais pessoas souberem maiores são as chances de evitar que esse crime seja praticado”, disse.

Fonte: Mauren Xavier/Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário