segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aplicativo identifica procurados pela Justiça

24 DE ABRIL DE 2014 

Com um aplicativo gratuito instalado para smarthpones e tablets qualquer cidadão poderá identificar pessoas procuradas pela Justiça. A ferramenta, chamada “Mandado de Prisão”, é gratuita, mas para ter acesso a ela o internauta precisa baixar o “Sinesp Cidadão”, programa do Sistema Nacional de Segurança Pública. O novo modelo de aplicativo foi lançado pelo Ministério da Justiça nesta quinta-feira (24).
A ferramenta está disponível para plataforma Android e estará para o IOS em dez dias. O Ministério da Justiça informou que a ferramenta deve ser disponibilizada também para as plataformas Windows Phone e Blackberry. O aplicativo permite a consulta  a um cadastro nacional de 352 mil mandados de prisão expedido contra procurados em todo o país, que ainda precisam ser cumpridos.
Quem identificar alguém nessa condição pode chamar a polícia para que a ordem judicial seja cumprida. Para saber se a pessoa tem condenação na Justiça ou se há ordem judicial de prisão contra ela, basta digitar dados como nome completo ou número de algum documento de identificação, entre eles identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho ou passaporte.
Quando um registro de mandado de prisão é localizado, aparecem também outros dados disponibilizados pelo Poder Judiciário. No caso de haver homônimo, é possível conferir mais dados, no aplicativo, como nome da mãe ou data de nascimento, por exemplo. Outra opção é refinar a busca com detalhes como órgão expedidor do documento, número do processo ou mandado de prisão.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ao lançar o aplicativo que, é possível alcançar bons resultados quando uma política de segurança pública integra a sociedade. “Essa interação da sociedade com a segurança publica tem um valor inestimável. Sem informação e sem integração não se faz nada em segurança pública”, disse, lembrando que assim como os policiais qualquer cidadão poderá ter acesso aos mandados de prisão.

fonte:http://rotadeseguranca.com.br/aplicativo-identifica-procurados-pela-justica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário