sexta-feira, 22 de março de 2013

Adpesp sedia VI Encontro de Gestores de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro


Nos dias 19 e 20 de março, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp) sediou o VI Encontro de Gestores de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, evento que reuniu na sede da entidade representantes de Lab-LD de todos os estados brasileiros.
“O objetivo do encontro foi o fortalecimento da rede Lab, a apresentação de novos softwares para auxílio no combate à lavagem de dinheiro e de novas diretrizes para os laboratórios, em contrapartida do acordo estabelecido entre os governos federal e estadual, o que é feito por intermédio da Secretaria Nacional de Justiça, de que faz parte o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional)”, contou o delegado de polícia Robinson Fernandes, coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol).

Mais de 70 pessoas participaram do encontro. “São representantes de diversos órgãos gestores, como o COAF, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, do Ministério da Fazenda, um dos maiores parceiros dos laboratórios no sentido de informar as movimentações suspeitas de lavagem de dinheiro”, disse Robinson Fernandes.

“Esses conselhos (COAF's) seguem grupos de agências financeiras internacionais, com diretrizes da ONU (Organização das Nações Unidas). É uma forma de os países unificarem esforços para controlar os sistemas financeiros. Por exemplo, há nos Estados Unidos um órgão semelhante ao COAF, e quando precisamos daqui saber sobre uma movimentação de dinheiro suspeita lá, os órgãos entram em contato”, explicou o delegado do Lab-LD do Dipol.

O evento organizado pelo Laboratórios de Lavagem de Dinheiro do DRCI e Dipol, juntamente com a Secretaria Nacional de Justiça, contou com as presenças na mesa de honra de Luiz Maurício Souza Blazeck, delegado geral de polícia, Edson Minoru Nakamura, diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), Robinson Fernandes, delegado de polícia coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro do Dipol, Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro, presidente da Adpesp, Ricardo Andrade Saadi, delegado federal e diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), e Roberto Zaina, coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça.


Por Kerma Matos Oliver
fonte:
http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/article.php?storyid=3913

Nenhum comentário:

Postar um comentário