sexta-feira, 15 de março de 2013

Polícia Civil tem dois projetos entre os finalistas do “Prêmio Polícia Cidadã 2012”


25/02/2013 13:22:20

Dois projetos da Polícia Civil de SP estão entre as 20 ações finalistas que concorrem ao prêmio criado pelo “Instituto Sou da Paz”, para valorizar ideias e projetos policiais que contribuem para melhorias na segurança pública do Estado. O prêmio “Polícia Cidadã” está na 5ª edição e já premiou mais de 30 ações envolvendo 150 policiais.
As 20 ações escolhidas foram divulgadas pelo  “Instituto Sou da Paz” no início deste mês e foram pré-selecionadas por uma comissão de especialistas na área de segurança, que acompanharam de perto as ações, para entender os seus reais objetivos. Em abril, a instituição  divulga as três melhores ações que receberão um total de 40 mil reais em dinheiro.
Os finalistas são dos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Piquete, Cruzeiro, Campinas, Boituva, Ribeirão Preto, Batatais, Presidente Epitácio, Andradina (Pereira Barreto), Penápolis, Oscar Bressane e Guarulhos, incluindo também a capital paulista.
Votação
Os interessados em participar da votação das melhores ações tem até o dia 31 de março para fazer sua opção no site: http www.soudapaz.org, sendo que a ação mais votada pela população receberá uma menção honrosa na cerimônia de premiação.
Conheça os dois projetos da Polícia Civil:
Identificação biométrica por impressão digital
Com o objetivo de dar apoio a equipe de perícias criminalísticas e as equipes de investigação policial, foi criado pela Delegacia Seccional de Polícia de Andradina o setor de Perícias Papiloscópicas, que conta com materiais específicos, laboratório para exames e o Sistema de Identificação Biométrica por Impressão Digital, que dispõe de uma ferramenta poderosa, capaz de realizar uma varredura dentro de um banco de dados de impressões digitais e fragmentos papilares revelados e coletados em cenas de crime.
Em segundos apresenta uma relação de imagens compatíveis e  faz com que o policial técnico, determine se as imagens são idênticas ou não. Esse trabalho foi realizado para fornecer à investigação policial, material que dê maior consistência no esclarecimento dos crimes.
Esse mesmo sistema ainda pode ser utilizado na localização de pessoas desaparecidas, bastando apenas criar um banco de dados com esta finalidade. Com a prova material inserida no inquérito policial, o judiciário tem mais segurança para aplicar as punições.
Iniciativa: Seccional de Andradina (SP)
Policiais envolvidos: os Delegados de Polícia, José Astolfo Júnior e Tadeu Aparecido Carvalho Coelho, os investigadores de polícia, Jonas Canato e Marcelo Dias Oliveira e o papiloscopista e professor da Acadepol, Marcos Vieira.
Integração com a comunidade no combate aos roubos a residências
O projeto surgiu a partir da constatação de um padrão de criminalidade recorrente de roubos a residências na região do Morumbi, zona sul de São Paulo, no ano de 2011. A 3ª Delegacia Seccional, percebeu o aumento dos índices criminais e deslocou uma equipe experiente de delegados e policiais do setor investigativo para a 34ª Delegacia de Polícia, para auxiliar no combate a crimes contra o patrimônio, principalmente roubos de residência.
As técnicas de investigação empregadas até então não eram suficientes para impedir este tipo de crime na região. Sendo assim, uma nova metodologia foi adotada para aproximar a polícia da população. Esta aproximação surtiu efeito, criando uma relação de confiança entre polícia e comunidade.
Com a parceria,  a polícia passou a ter mais informações sobre os crimes que ocorriam na área e conseguiu prender os líderes da quadrilha, o que repercurtiu na diminuição das ocorrências. Atualmente, a comunidade conta com a delegacia do bairro, que até então, era pouco procurada.
Iniciativa: 3ª Delegacia seccional/Oeste e  34º DP – Morumbi
Policiais envolvidos: Delegados de Polícia:  Pedro Ivo Correa Luiz dos Santos, Vilson Genestretti, Nelson Benito Junior, Dejair Rodrigues e o investigador  Eduardo Merici Lobo.

fonte:http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/article.php?storyid=3811

Nenhum comentário:

Postar um comentário