quinta-feira, 28 de março de 2013

Pensando Direito lança convocação para pesquisadores em temas criminais

O Projeto Pensando o Direito, parceria entre a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), lança convocação para pesquisadores bolsistas acompanharem estudos em temas criminais, penitenciários e de segurança pública. Os pesquisadores precisam ter mestrado ou estar regularmente matriculados em curso de doutorado nas áreas de ciências humanas ou ciências sociais aplicadas; ter experiência em pesquisa empírica, preferencialmente nas temáticas relacionadas aos estudos desenvolvidos e ter disponibilidade de atuação presencial em Brasília. As inscrições vão até o dia 4 de abril.
A chamada visa o acompanhamento e a avaliação de pesquisas empíricas com potencial para a qualificação de propostas legislativas e medidas administrativas voltadas à consolidação da proteção ao cidadão, das garantias aos acusados e vítimas, da efetividade de aplicação da lei penal e do mínimo de intervenção violenta do Estado.
Os pesquisadores selecionados irão contribuir com as equipes do Ipea e da SAL/MJ na produção e validação de termos de referência e instrumentos de pesquisa. Também cabe aos pesquisadores a eleboração de relatórios críticos sobre o material produzido com o objetivo de contribuir para a melhoria do arcabouço jurídico-legislativo brasileiro;
Pensando o Direito
Criado em 2007 para promover a democratização do processo de elaboração legislativa no Brasil, o projeto Pensando o Direito é uma iniciativa da SAL/MJ. A partir do lançamento de editais para a contratação de equipes de pesquisa, o Projeto mobiliza setores importantes da sociedade, como o grupo acadêmico, instituições de pesquisa, Organizações Não-Governamentais, com o objetivo de realizar estudos de caráter empírico e/ou aplicado que contribuam para a produção de leis e demais atos normativos com maior efetividade perante a realidade social.
Serviço
Chamada Pública nº 020/2013 – Projeto “Pesquisa empírica e política legislativa: acompanhamento e avaliação das pesquisas em temas criminais e penitenciários a serem conduzidas no âmbito do projeto Pensando o Direito em 2013”
Vagas para Assistente de Pesquisa III (Mestre) ou Assistente de Pesquisa IV (Doutorando)
Prazo de inscrição: 21 de março a 04 de abril de 2013.
Resultado: a partir de 15 abril de 2013.
Início da bolsa: a partir de maio de 2013.
São 2 vagas, para Assistente de Pesquisa III (Mestre), com bolsa de R$ 2.500,00 ou Assistente de Pesquisa IV (Doutorando), com bolsa de R$ 3.000,00.

Postado em 26 de março de 2013
fonte:http://blog.justica.gov.br/inicio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário