quinta-feira, 28 de março de 2013

Teleconferência sobre o Programa Crack orienta municípios com menos de 200 mil habitantes

O Governo Federal realiza, nesta terça-feira (26), uma teleconferência sobre a política nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas a ser transmitida pela TV NBR a partir das 14h. O objetivo é orientar municípios com  menos de 200 mil habitantes sobre o repasse de recursos da União para implementar serviços e equipamentos voltados à prevenção, abordagem, acolhimento e cuidado com os usuários de drogas e seus familiares.
A iniciativa faz parte das ações de expansão do Programa ‘Crack, é possível vencer’ e atende a uma demanda dos prefeitos e prefeitas de pequenos municípios que ainda não têm o perfil estabelecido para adesão ao programa interministerial. Em fevereiro, o Governo Federal promoveu seis reuniões por teleconferência com gestores dos 26 estados, do Distrito Federal e de 133 municípios com população acima de 200 mil habitantes. Essas reuniões tiveram por finalidade explicar os procedimentos para implementação do programa.
Foram esclarecidas dúvidas dos entes federados no que diz respeito à criação dos comitês gestores, pactuação, acesso ao sistema informatizado para inserção dos planos de ação, método de adesão, oficinas de alinhamento e monitoramento da execução. Desta vez, os representantes dos Ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, além da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mostrarão como os municípios em geral podem captar e receber verbas para implementar uma política local de enfrentamento às drogas.
Mesmo as cidades com menos de 200 mil habitantes, que não aderirem  ao Programa ‘Crack, é possível vencer’, podem implantar equipamentos e serviços de enfrentamento às drogas disponibilizados por cada um dos ministérios envolvidos. Dentre as ações realizadas estão capacitação, proteção social às pessoas em situação de vulnerabilidade, promoção de ambientes seguros e prevenção da violência.
Reprises
A teleconferência será reprisada pela NBR nas seguintes datas:
- 27/03 às 09h;
- 28/03 às 18h;
- 29/03 às 11h;
- 30/03 às 23h;
- 31/03 às 15h.

Postado em 26 de março de 2013
fonte:http://blog.justica.gov.br/inicio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário