quarta-feira, 17 de abril de 2013

Consultor de segurança da ONU conhece trabalho desenvolvido nos Territórios de Paz

Os avanços conquistados pelo programa RS na Paz foram conhecidos pelo diretor do Departamento de Reforma do Setor de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Jerome Mellon, durante visita aos Territórios de Paz da Restinga e da Lomba do Pinheiro, nesta terça-feira (16), em Porto Alegre. Mellon avaliou o trabalho realizado no Núcleo Restinga Velha e no Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE), na Lomba do Pinheiro, e conversou com agentes que atuam em atividades de inclusão social e redução da criminalidade.
Na Restinga, onde os índices de homicídio caíram de 13% para 6% após a instalação do Território de Paz, o consultor de segurança conferiu ações sociais articuladas entre a sociedade civil e o poder público, como a cozinha comunitária do Núcleo Restinga Velha, coordenada pela líder comunitária Ermínia Duarte. "Atendemos 150 moradores de rua e cerca de 700 famílias por ano, além dos cursos de formação que oferecemos aos moradores da comunidade", destaca.
Segundo Ermínia, a visita de autoridades e a parceria com o Governo do Estado, estabelecida há cinco meses, a partir do RS na Paz, auxiliam no trabalho preventivo. "Nos sentimos mais importantes e protegidos porque percebemos que existem pessoas que olham para nós", ao ressaltar a presença constante de policiais da Brigada Militar. "Eles acompanham de perto o nosso trabalho".
No Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE), no Território de Paz da Lomba do Pinheiro, Jerome Mellon assistiu a apresentações das oficinas de música destinadas às crianças do bairro. O IPDAE possui aproximadamente 300 alunos, de 7 a 17 anos, que frequentam aulas de violoncelo, flauta e violino. Para a coordenadora Fátima Flores Jardim, os resultados do trabalho desenvolvido na entidade são visíveis. "Neste ano, tivemos quatro alunos aprovados na Faculdade de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Isso retrata uma pequena revolução social e cultural que fizemos aqui".
Para o coordenador do programa RS na Paz, Carlos Santana, a visita do consultor proporciona um troca de experiências entre o Estado e a Organização das Nações Unidas em torno da prevenção da violência. "Além disso, nós temos acesso ao padrão de política preventiva da ONU, que segue os mesmos princípios que os nossos, ou seja, de integrar articuladamente as ações preventivas de redução da vulnerabilidade com as imprescindíveis ações policiais de segurança".
Reunião
Nesta quarta-feira (17), às 9h, Jerome Mellon participará de uma reunião com organismos de segurança que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O encontro será realizado no auditório da Polícia Federal, na Capital (Av. Ipiranga, 1365 - Azenha).
Texto: Juliano Pilau - Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário