quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fortalecimento da resposta policial global para novo crime desafia foco da reunião INTERPOL


17 de abril de 2013
Atentado em Boston é um alerta para o mundo, diz o Chefe da INTERPOL

LYON, França – Nona conferencia de Chefes de Escritórios Centrais Nacionais (BCN) em que participaram cerca de 280 delegados de 156 países da INTERPOL, o presidente INTERPOL Mireille Ballestrazzi disse que mais do que nunca crime contemporâneo foi definido por sua natureza transnacional.

"INTERPOL precisa ter uma visão global, que também é local em seu foco. É por isso que a INTERPOL não oferece apenas uma, mas muitas soluções em resposta aos diferentes tipos de crime em cada um dos nossos países membros, adaptadas às necessidades individuais de aplicação da legislação nacional ", disse o presidente Ballestrazzi.

O Secretário-geral Ronald K. Noble da INTERPOL, disse aos policiais seniores de todo o mundo que o recente atentado em Boston foi um lembrete austero e frio dos desafios que enfrentam polícia em todo o mundo e 'uma chamada para aqueles que acreditavam que a ameaça do terrorismo teve diminuída.

"Não importa quantos dias, semanas, meses ou anos passam sem um grande ataque terrorista, basta um incidente para nos trazer de volta à realidade cruel enfrentada por cidadãos de todo o mundo em uma base diária", disse Noble.

"Este ataque também destaca questões de segurança ligadas a eventos esportivos de grande escala e os desafios que representam para a aplicação da lei com o potencial de terroristas para tirar proveito de um grande evento público para atrair a atenção mundial", acrescentou o chefe da Interpol.

Com mais de 150 maratonas, que deverá ter lugar em cerca de 40 países ao longo dos próximos dois meses, além de outros eventos de alto nível, a Interpol solicitou os seus 190 países membros a compartilhar todas as informações sobre o potencial atividade terrorista, criminoso ou suspeito com o mundial policiamento comunitário.

"Os desafios que hoje enfrenta a aplicação da lei são tão variados quanto eles são reais, a partir dos ataques de cibercrime e precisamos garantir que fazemos tudo ao nosso alcance para reduzir os riscos para os cidadãos, tanto off quanto on-line", disse Noble.

"Como a agência de polícia única verdadeiramente global, INTERPOL está numa posição privilegiada para se certificar de que a informação e apoio que os funcionários da linha de frente precisam para fazer seu trabalho está disponível para eles", acrescentou o chefe da Interpol, apontando para o acordo entre a INTERPOL e o Qatar 2022 Comitê Supremo para apoiar a segurança da Copa do Mundo de 2022 no Qatar e outros grandes eventos esportivos nos próximos 10 anos.

Com cibercrime um dos principais desafios para a aplicação da lei no século 21, o Complexo global INTERPOL para a inovação - com abertura prevista para 2014, em Singapura - vai fornecer uma plataforma comum essencial para a Organização de ajudar seus países membros na luta contra este e outros relacionados ameaças de crimes emergentes.

Após o recente anúncio da futura parceria técnica entre a Interpol e a Kaspersky Labs, em seu discurso de abertura da reunião, CEO Eugene Kaspersky disse que a cooperação entre a indústria ea aplicação da lei transnacional via INTERPOL é de vital importância para garantir ciberespaço.

"O cibercrime não tem fronteiras, não tem distância e não tem tempo, que viaja à velocidade da eletricidade e, portanto, é muito difícil descobrir quem está por trás de ataques cibernéticos", disse Kaspersky.

"O mundo on-line, em certa medida fundiu-se com o mundo físico em termos do que é capaz, inclusive causando danos tangíveis. E, embora os mocinhos e os bandidos em ambos os mundos se comportar de maneiras muito semelhantes, ainda parecem ser dificuldades na aplicação eficaz abordagens existentes para o domínio cibernético novo ", acrescentou o Sr. Kaspersky.

Outros temas a serem discutidos durante o (17 - 19 de abril) três dias de conferência incluem tráfico de seres humanos, crime financeiro e crimes relacionados com armas de fogo

fonte: http://www.interpol.int/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário