quinta-feira, 11 de abril de 2013

'Segurança pública é um eterno vigiar', diz Beltrame em fórum no RS



09/04/2013 11h22 - Atualizado em 09/04/2013 11h28
Secretário de Segurança do Rio participa do Fórum da Liberdade no RS.
Beltrame alerta para que não ocorra no estado o mesmo que no Rio.

Luiza Carneiro
Do G1 RS


Foco nas pessoas e atenção às necessidades de cada indivíduo são a solução para a criminalidade em qualquer lugar do país, na opinião do Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Beltrame está no estado para debater o assunto no 26º Fórum da Liberdade, que termina nesta terça-feira (9) em Porto Alegre. Ele alerta para que as autoridades não deixem acontecer com o estado o mesmo que ocorreu no RJ.
"O Rio de Janeiro sofreu por décadas uma partição. Vocês não podem deixar que o estado tenha essa partição (sobre as facções criminosas)", afirmou ao G1 o secretário. "Segurança pública é um bem subjetivo, é uma sensação. É um jogo que não se ganha, é um eterno vigiar", disse, já durante o debate desta manhã.
Segurança é um bem subjetivo, uma sensação"José Beltrame, secretário de Segurança do RJPara Beltrame, não há cartilha pronta. Cada região do país deve aprender com os estados vizinhos. “Tem que ser analisada a particularidade de cada estado, não vou me meter no RS, mas pode se pegar um pouco do que tem no Sul e colocar no Rio de Janeiro, e um pouco do que tem lá e colocar aqui”, disse ao G1. O secretário contou ainda que buscou em países europeus alternativas que pudessem ser aplicadas no país.
A solução, no entanto, ainda está longe de chegar. Feito o diagnóstico, Beltrame enfatiza que investimentos em outros pilares da sociedade são importantes. “Quanto mais demandas você atender, menos vai precisar da polícia. Nós estamos longe disso e temos que ter foco e investimento massivo”, completa. A necessidade de enxergar as pessoas e seus desafios é primordial para auxiliar a combater a violência.

Beltrame falou sobre segurança
(Foto: Fernando Conrado/Divulgação)A gestão pública, um dos pontos discutidos durante os encontros do primeiro dia do fórum, precisa ser revista, na visão de Beltrame. “Temos problemas sérios de governança. O serviço brasileiro é muito burocrático e demorado, e isso tem reflexos muito grandes. Do outro lado, o bem privado corre muito rápido”, explica. Atualmente o estado do Rio de Janeiro utiliza consultorias privadas que auxiliam na administração pública. “Eu sou a favor do controle do estado, mas muitas vezes o serviço público fica para trás por causa disso”, reiterou Beltrame.
O secretário participou de um painel ao lado de Jairo Jorge, atual prefeito de Canoas, e o líder da ONG Movimento Viva Brasil, Bene Barbosa "Não será mais a segurança pública que irá impedir o estado de cumprir seu papel", resumiu o Beltrame. O Fórum da Liberdade termina às 19h30, após palestra sobre gastos públicos.
fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário