terça-feira, 16 de abril de 2013

Napsec promove 1º Seminário de Pesquisas sobre Violência e Criminalidade em SE


O Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas de Segurança e Cidadania (Napsec) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) realiza no próximo dia 17, a partir das 8h da manhã, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), o 1º Seminário de Pesquisas sobre Violência e Criminalidade em Sergipe. O seminário é baseado nas pesquisadas contratadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (FAPITEC/SE) no 1º semestre do ano passado.
De acordo com a diretora do Naspec, Abigail Souza, o seminário será uma oportunidade para os pesquisadores apresentarem os problemas e as dificuldades encontradas até o momento, tendo em vista que os resultados deverão ser entregues no próximo dia 26 de junho. Abigail ressalta que há perspectiva de um alongamento do prazo até o dia 26 de agosto. “Os professores deverão apresentar suas justificativas para que o jurídico da Fapitec possa analisar a viabilidade da extensão do prazo, mas acredito que isso será possível em razão da robustez e complexidade das pesquisas”, explicou.
O evento do próximo dia 17 de abril será restrito aos gestores dos órgãos e secretárias envolvidas nas pesquisas. Os projetos selecionados estão vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC).
Os oito temas selecionados conforme o edital são: Diagnóstico Rápido das Unidades de Privação de Liberdade de Adolescentes no Estado de Sergipe; Consumo de Substâncias Psicoativas e Aspectos da Violência por Adolescentes Escolares de Aracaju; Perfil dos Presos no Estado de Sergipe e Identificação de Políticas Públicas para Egressos; Avaliação de Indicadores de Geração de Violência de Presidiários e de sua Saúde no Sistema Prisional do Estado de Sergipe.
Prevalência do uso de álcool e outras drogas de abuso em vítimas fatais de causas externas autopsiados no Instituto Médico Legal de Sergipe; Ambiente e Violência em Sergipe. Mapeamento dos Homicídios nos Municípios Sergipanos Ocorridos no Período de 2006 à 2010; Diagnóstico dos Homicídios no Baixo São Francisco:Levantamento e Caracterização dos Homicídios por motivos Fúteis e Análise da Causalidade dos Homicídios no Brasil e em Sergipe sob a Ótica da Economia do Crime no Período 2001-2010.
Abigail lembra que após a finalização das pesquisas, no segundo semestre, será publicado um livro para ser entregue aos gestores das secretarias envolvidas. "Eles terão acesso a todos os dados e são os principais responsáveis por colocarem os resultados apontados pelas pesquisas na prática", destacou

fonte: http://www.ssp.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário